analise
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
Novo Hamburgo, 19 de agosto de 2014.
1 OBJETIVO
Este relatório tem como finalidade detalhar as atividades realizadas no dia 12 de agosto de 2014, no Laboratório de Materiais de Construção Civil da Universidade Feevale, durante a aula prática de laboratório da disciplina de Prática de Materiais de Construção.
A referida aula tratou da avaliação das propriedades da massa específica e unitária de agregados graúdos e miúdos. A seguir serão descritas as duas propriedades analisadas na atividade.
1.1 MASSA UNITÁRIA: NBR 7521:1982
A massa unitária no estado solto é a relação entre a massa do agregado seco contida em determinado recipiente e o volume. Ela difere da massa específica absoluta e da massa específica aparente, pois o volume a ser considerado é o volume de agregado e dos vazios presentes. A massa unitária pode ser determinada em duas condições, solta e compacta. A massa unitária solta é obtida considerando o volume da amostra lançada a uma determinada altura sem que seja comprimida. Já na massa unitária compacta á amostra é lançada da mesma altura sendo dividida em 3 camadas onde a camada recebe golpes uniformemente com compactador.
1. 2 MASSA ESPECÍFICA: NBR 9776:1987
A determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman. Através da relação entre massa de agregado seco em estufa (100°C a 110°C) até constância de massa e o volume igual do sólido, incluídos os poros impermeáveis. É definida como a massa das partículas do agregado que ocupam uma unidade de volume, ou seja, é relativa a agregado e a vazios. Neste caso a areia por meio do frasco de Chapman para determinar em gramas por volume de água a variável que representa o valor obtido através dos ensaios em laboratório.
Na aplicação desta Norma é necessário consultar:
NBR 7211 – Agregados para concreto – Especificação
NBR 7216 – Amostragem de agregados – Método