Obtencao hcl
Ácido clorídrico (ou Ácido Muriático)
O HCl é produzido industrialmente em grande escala. A produção mundial em 1985 foi de 9 milhões de toneladas, hoje no ano 2000, com certeza excede as 10 milhões de toneladas ano. Há diversos métodos diferentes de obtenção do ácido clorídrico:
Antigamente o ácido clorídrico era obtido exclusivamente a partir do sal comum pelo método “salt cake”.Neste método, trata-se sal-gema (NaCl) com ácido sulfúrico concentrado. A reação endotérmica era executada em dois estágios a diferentes temperaturas.
A primeira dessas reações era efetuada há cerca de 150°C. O cloreto de sódio reagia com o ácido sulfúrico, revestindo-se com NaHSO4 insolúvel. Este impede a continuação da reação, e deu origem ao nome do método “salt cake”. No segundo estágio, a mistura era aquecida a 550°C aproximadamente, quando ocorria uma nova reação com ácido sulfúrico, com a formação de Na2SO4. Esse subproduto era vendido para a fabricação de papel e de vidro.
Em anos recentes, grande quantidade de ácido clorídrico impuro se forma como subproduto na indústria química orgânica pesada. Por exemplo, ocorre formação de ácido clorídrico na conversão 1,2 - dicloroetano, de em cloreto de vinila, e na fabricação de derivados clorados de etano e de fluorcarbonetos clorados. Atualmente essa é a maior fonte de ácido clorídrico. Ácido clorídrico de grande pureza é fabricado pela combinação direta dos elementos. Uma mistura gasosa de hidrogênio e cloro é explosiva. Contudo, a reação transcorre de modo controlado se os gases forem queimados numa chama hidrogênio-cloro, numa câmera de combustão especial. O processo é fortemente exotérmico. No laboratório o ácido clorídrico pode ser obtido de maneira conveniente, tratandoNH4Cl com ácido sulfúrico concentrado. O NH4Cl é mais caro que o cloreto de sódio (que era usado no processo“salt cake”). Contudo, prefere se oNH4Cl, porque o NH4HSO4 é solúvel e a reação não é interrompida