Obstrução intestinal
PATRICIA DE CARVALHO SOUZA
ESTUDO DE CASO
Sinop – MT
2011
ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO
Estudo de caso realizado no Hospital Santo Antônio, da cidade de Sinop-MT, com paciente diagnosticado de Obstrução Intestinal. Este foi admitido na unidade acima citada, no dia 16/11/2011, onde realizou procedimento cirúrgico de laparotomia.
Este trabalho tem como objetivo principal, conhecer o paciente, sua patologia, quais sãos os diagnósticos médicos e estabelecer como o enfermeiro pode atuar juntamente com a equipe de enfermagem para a melhora deste, e de outros pacientes. Registrando as intervenções necessárias e o que se espera com a evolução do paciente.
PATOLOGIA
A obstrução intestinal, ocorre quando os intestinos são obstruídos, impedindo o trânsito normal de produtos digestivos em direção ao ânus. Podendo ser classificada quanto ao nível (delgado baixo ou alto e cólon), quanto ao grau (completa, incompleta – suboclusão ou “alça fechada”), quanto ao estado de circulação sanguínea (simples ou estrangulada), quanto ao tipo de evolução (aguda ou crônica) e quanto à natureza da obstrução (mecânica, vascular ou funcional). A obstrução trata-se uma emergência médica, cujo tratamento definitivo pode requerer tratamento cirúrgico imediato.
SINAIS E SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são: dor, náuseas, vômitos, parada da eliminação de fezes e distensão do abdome. Esta manifestação ocorre mais tarde. Fraqueza, tonturas ou desmaios também são comuns, o paciente pode vir a sentir febre ou até sangramento retal. A dor que se sente é geralmente em cólica, ocorre a intervalos regulares e normalmente se localiza na região epigástrica, periumbilical ou hipogástrica, dependendo do nível da obstrução.
HISTÓRICO DO PACIENTE
Paciente: J.F, masculino, branco, 62 anos, casado, três filhos, brasileiro, aposentado,1º grau incompleto, residente da cidade de Sinop-MT, Jardim Imperial, não