Impressionismo
O Impressionismo é uma arte urbana por que descobre a qualidade paisagista da cidade mas, ao mesmo tempo, regressa à pintura dos campos. O impressionismo é considerado o movimento que marcou a primeira revolução artística depois da Renascença e o que daria inicio as grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas rejeitavam a composição equilibrada, as figuras idealizadas e o claro-escuro do Renascimento. Eles procuravam, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre as coisas, registrar, em suas telas, as constantes alterações que essa luz provocava nas cores da natureza. O principal objetivo dos impressionistas era apresentar um “impressão” registrada pelo artista num vislumbre breve.
Édouard Manet (1832-1883)
Era considerado “o pai da arte moderna”, Manet influenciou o grupo de jovens pintores que mais tarde vieram a ser conhecidos como impressionistas. Eles abandonaram o método acadêmico de suaves gradações de cores e passaram a utilizar cores vibrantes e luminosas em suas obras, retornando ao nu a sua crueza e veracidade. Gostavam de utilizar temas dos antigos mestres, pintando cenas contemporâneas com visao critica.
Claude Monet (1840-1926) Começou como um artista comercial e caricaturista. Influenciado pelas paisagens de Constable e Turner, Monet pesquisou incessantemente a luz e seus efeitos, pintando vários motivos em diversas horas do dia, a fim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade. Gostava de utilizar tons solares, cores primarias puras em pinceladas paralelas, sendo as sombras cores complementares.
Pierre- Auguste Renoir (1841-1919) Gostava de pintar crianças, flores, o cafésoçaite e nus femininos com pele de pêssego. No inicio suas pinceladas eram rápida e as figuras eram misturadas ao fundo nublado. Mais tarde, seu estilo tornou-se mais clássico. Suas pinturas eram alegres e bonitas, ele gostava do