obsidade
Quando um corpo de massa m está se movendo a uma velocidade v, ele possui energia cinética Ec,que é dada por:
De acordo com a equação acima, vemos que a energia cinética depende da velocidade e da massa de um corpo, portanto, essa forma de energia só está presente em objetos que estão em movimento. Se a velocidade for nula, o produto mv2 = 0, o corpo não apresenta/ energia cinética. Outra observação que pode ser feita é que os valores da energia cinética são sempre positivos, pois a massa m sempre é positiva e, como a velocidade v está elevada ao quadrado, sempre terá como resultado um valor positivo.
Energia potencial é a energia contida num objeto, tomando em consideração a sua localização. É uma energia que fica “adormecida” num objeto e essa força só será despertada a partir do trabalho, sendo que quando ele ocorrer a energia potencial será transformada em outra energia. Existem mais de uma forma de força potencial. São as chamadas: energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia potencial elétrica.
Energia potencia gravitacional
A energia potencial gravitacional é a energia que trata de calcular a força da gravidade e sua ação nos corpos. Essa ação tem relação direta, como veremos na sua equação, com a massa desse corpo e com sua distância.
Essa energia está presente em todos os momentos de nossa existência, visto que age por ação da gravidade, e está em todos os lugares do Planeta Terra. A gravidade exerce uma força, em direção ao centro da terra de, aproximadamente, 9,8 m/s². Isso quer dizer que todo objeto, mesmo parado, tem sobre si uma força agindo para “empurrá-lo” para a direção do centro da terra. Para calcularmos a força potencial gravitacional ainda dependemos de duas variáveis: a massa e a distância.
Imaginemos que uma pedra está sendo mantida a uma distância de 5 m do solo e que sua massa seja de 2 Kg. Essa pedra está “acumulando” uma força potencial gravitacional.