Observação em psicomotricidade
CURSO DE PSICOLOGIA
BRUNA CONSTANTINO BATISTA
LIDIANE RABELO
RAFAEL SANT’ANA
OBSERVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
CRICIÚMA
2012
BRUNA CONSTANTINO BATISTA
LIDIANE RABELO
RAFAEL SANT’ANA
OBSERVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Trabalho acadêmico realizado para a disciplina de Psicomotricidade, solicitado pela Professora Elenice de Freitas Sais, do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
CRICIÚMA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO MOTOR 5
3 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 7
4 DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA 8
5 RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 9
6 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
ANEXOS 12
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos o desenvolvimento motor, cognitivo e de autonomia na faixa etária entre os 2 aos 3 anos de idade a partir da observação em uma criança com 2 anos e 8 meses de idade. Falaremos sobre as teorias do desenvolvimento infantil, e determinadas tarefas que devem ser realizadas neste período do desenvolvimento humano. Relataremos, portanto, a observação feita com L.L.S. relacionando o conteúdo apresentado em sala de aula e os conceitos expostos por autores especialistas em desenvolvimento humano.
2 DESENVOLVIMENTO MOTOR
O desenvolvimento motor é o resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervoso central, crescimento dos ossos e músculos, portanto, são comportamentos não-aprendidos (instintivos) que surgem espontaneamente, desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se, salvo exceções em casos de extrema privação ou de algum tipo de distúrbio ou doença. Assim como a aquisição da linguagem que influenciará diretamente no desenvolvimento motor adequado.
O balbucio repetitivo pode surgir com a maturação das regiões do córtex motor que controlam os movimentos do