Observação de imagens ambiguas
Participante é homem de 20 anos.
Local calmo, possuindo luz difuza vindo de janela. Observador e observado sentados ao chão encostados em 2 camas, uma ao lado da outra, estando esses um de frente ao outro. Tudo aconteceu quando o sol já estava alto, porem, antes do meio dia.
A principio sentado de pernas cruzadas, uma deitada sobre a outra, braço esquerdo apoiado sobre cama.
Observador apresenta 1ª imagem ao participante. Ao pegar, olhou fixamente a imagem por 17 segundos. Respondendo o questionamento “O que vê na imagem” ele diz “Ou um casal de velhos ou mariates”
Observador pergunta se pode-se ver os dois ao mesmo tempo. Participante diz: “Não exatamente. Quer dizer, voce so vê uma de cada vez, mas ao mesmo tempo sabe que a outra esta la. É curioso”
Em seguida 2ª imagem é apresentada. Participante analiza por 10 segundos e diz: “Corceis no deserto ou mulher” O participante logo após dizer isso estica as pernas e as deixa deitadas, pez levemente deitados.
3ª imagem. Participante analiza por 7 segundos e meio. Diz: “Um pato ou um coelho” Torna a cruzar as pernas na posição original.
4ª imagem. Analiza por 4 segundos e um quarto. Diz “Um rato ou um gato” Muda novamente a posição das pernas, cruzando uma sobre a outra. A embaixo deitada, de cima em pe. Relaxou um pouco a cabeça no processo.
5ª imagem. Analiza por 14 segundos. “Duas pessoas. Uma parece mulher velha e a outra parece mais jovem”. Fim da observação.
Durante toda observação a posição dos braços mudaram para manipular as imagens, mas não houve movimentos bruscos. Assim como a voz, que não houve mudanças estranhas de entonação.
Observação feita em meados de