Cabos
Cabo de aço é um tipo de corda feita de vários arames de aço enrolados em forma de hélice. Quando foi inventado, era comum a utilização de ferro forjado na fabricação destes arames, porem nos dias de hoje o aço é o material utilizado para a fabricação deste produto. Historicamente o cabo de aço evoluiu das correntes de aço, uma vez que as mesmas apresentaram falhas para diversas utilizações deve ser dada especial atenção e deverão serem inspecionados permanentemente e substituídas as partes defeituosas imediatamente.
ONDE É UTILIZADO?
Os cabos de aço são utilizados em elevadores, guindastes, guinchos, na construção civil em geral e em transportadores industriais (cargas) e carro porta blocos. No uso doméstico, algumas pessoas utiliza o cabo de aço para fabricação de -varais para roupas e também para decoração interna, já que os cabos de aço inoxidáveis tem um visual muito atraente. A flexibilidade do cabo de aço faz com que ele se torne peça essencial para a funcionalidade de guindastes e elevadores, assim como seu uso em graus e principalmente em sistemas de elevação de cargas.
RISCOS PARA O OPERADOR:
Esmagamento por aperto entre o cabo e a estrutura fixa.
Esmagamento por aperto entre duas partes do cabo.
Perfuração
Corte ou amputação por atrito com cabo
Rotura dos cabos provocando desequilíbrio / queda de carga
MEDIDAS PREVENTIVAS SEGUNDO A NR 11:
Utilizar apenas o cabo cujas características (capacidade de sustentação destas e a capacidade de carga do equipamento de içar atendendo as especificações técnicas e recomendações do fabricante).
Serem adquiridos exclusivamente de fabricantes ou representantes autorizados, sendo proibido a aquisição de sucatas (principalmente em atividades portuárias).
Em caso de uso de cabo de aço na movimentação de chapas, o empregador deve manter as notas fiscais de aquisição destes na empresa a disposição da fiscalização.
Devem serem