OBSERVAÇÃO DE ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL DE 5-7 ANOS: RACIOCÍNIO E ATENÇÃO
Curso de Psicologia
Universidade Estadual do Ceará
Julho de 2013
OBSERVAÇÃO DE ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL DE 5-7 ANOS: RACIOCÍNIO E ATENÇÃO
Autores: David Dumaresq, Flora Corrêa Guimarães, Luana Batista Bessa e Rhebecca Araújo Carneiro
Profa. Orientadora: Déborah Lôbo
Palavras-chave: Cognição. Raciocínio. Concentração. Infantil. Desenvolvimento.
Resumo
O presente trabalho foi realizado a partir de observações em uma escola associada à Fundação Edson Queiroz, numa turma do 1º ano do ensino fundamental. Foram três dias de observação, contabilizando 12 horas. Foram analisadas 4 crianças de 5-7 anos de idade, sendo elas, 3 meninos e 1 menina, que provinham de realidades com pouco recurso financeiro.
O objetivo geral da pesquisa é observar os aspectos do desenvolvimento cognitivo infantil, especialmente o raciocínio e a atenção, baseando-se em pesquisas e estudos segundo a visão de alguns autores – como Piaget, Luria e Vygotsky.
Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados diários bem como a observação não-participativa. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, estritamente exploratório.
Percebeu-se como a realidade vivida pelas crianças afeta seus comportamentos e consequente desenvolvimento cognitivo. Suas experiências e vivências do dia-a-dia refletem diretamente no âmbito escolar.
Apesar de algumas dificuldades, consegui-se observar e constatar muito do que, antes, só se conhecia por leituras.
Introdução
O presente trabalho tem o propósito de relacionar os aspectos estudados teoricamente – no decorrer da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento I: Infância, durante o 3º semestre do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará – à realidade prática, observada no contexto escolar de alunos entre 5 e 7 anos de idade, que residem nas redondezas da comunidade que existe próxima à escola em questão.
O objetivo geral da pesquisa é observar os aspectos do