Midia e modernidade
Thompson caracteriza a comunicação “como um tipo distinto de atividade social que envolve a produção, transmissão e recepção de formas simbólicas e implica a utilização de recursos de vários tipos”. (25)
a mídia e a modernidade
Para ENTENDER o impacto social do desenvolvimento das novas redes de comunicação e do fluxo de informações
É PRECISO ABANDONAR A IDÉIA INTUITIVA de que os meios de comunicação servem para transmitir informação e conteúdo simbólico a indivíduos cujas relações com os outros permanecem inalteradas.
(13)
a mídia e a modernidade
o uso dos meios de comunicação implica a criação de novas formas de ação e de interação no mundo social, novos tipos de relações sociais e novas maneiras de relacionamento do indivíduo com os outros e consigo mesmo. (13)
a mídia e a modernidade
o uso dos meios de comunicação transforma a organização espacial e temporal da vida social, criando novas formas de ação e interação, e novas maneiras de exercer o poder, que não está mais ligado ao compartilhamento local do comum. a mídia e a modernidade
... sociedade, seres sociais, produção e intercâmbio de informações e conteúdos simbólicos. ... processos de produção, armazenamento e circulação desses conteúdos têm passado por significativas transformações. a mídia e a modernidade
... o desenvolvimento da mídia transformou a natureza da produção e do intercâmbio simbólicos no mundo moderno. (19)
... a mídia é fundamentalmente “cultural”.
a mídia e a modernidade
Para Thompson, o desenvolvimento dos meios de comunicação é uma reelaboração do caráter simbólico da vida social.
(19)
a mídia e a modernidade
“o homem é um animal suspenso em teias de significado que ele mesmo teceu” (Geertz)
“ ... então os meios de comunicação são rodas de fiar do mundo moderno, e, ao usar estes meios, os