Observação de antropologia - igreja evangélica
Antropologia, Cultura e Sociedade
Professor Rafael José dos Santos
Aline Cenci, Ana Carolina da Costa Coelho, Beatriz Revelante Ferreira, Kéllen de Castro Klipel, Yasmin Fedrizzi Scola.
Observação em Campo
Igreja Evangélica Rosa de Sarom
Caxias do Sul, 21 de Novembro de 2011.
Introdução
Nesse trabalho iremos observar uma “cultura” diferente, algo que não convivemos diariamente. Nosso trabalho, é sobre a Igreja Evangélica, escolhemos esse assunto por sermos todas católicas e não conhecer muito sobre eles, porém sempre tivemos algumas curiosidades, que vamos tirar nesse trabalho.
Igreja Evangélica Rosa de Sarom
Quando nós chegamos, todos nos cumprimentaram com “paz” ao invés de “oi”, pedimos o porquê disso e disseram que é porque Deus deseja paz para todos, e eles desejam que todos tenham a mesma paz que eles sentem.
Todos se sentam em cadeiras plásticas e o pastor começa as orações. Eles leem a bíblia, que é a mesma que da Igreja Católica, porém a interpretação é um pouco diferente, eu diria até que mais direta.
Em uma das orações o pastor disse que se alguém se sentisse mal era para chamar, que alguém ia fazer uma oração para ela, pois se a pessoa está com muito pecado ou com as “portas” abertas para o satanás poderia se sentir mal. Uma pessoa acabou não se sentindo bem e foram dois “irmãos” orar com ela, colocaram a mão em sua cabeça e começaram a oração. Após a pessoa disse que estava melhor.
Na frente tem uma mesa onde as pessoas colocam fotos e pertences seus, ou de pessoas que precisavam de ajuda e, em um momento da oração o pastor chamava todos aqueles que queriam orações para ir lá à frente, nós entendemos como se fosse o momento da hóstia para os católicos. Os irmãos que vão fazer a oração passam um óleo nas mãos e vão em direção aos ouvintes, eles passam as mãos na cabeça deles, ou onde eles sentem uma enfermidade e fazem uma oração para ajudá-los a melhorar, porém deixam claro que não é o óleo ou eles que curam as