observatorio social
O observatorio social nasceu pela iniciativa de seis grandes entidades, cujo objetivo é a educação para a sociedade fiscal.Nessa ONG eles monitoram todos os tipos de gastos públicos, como por exemplo no porto, na prefeitura e a câmara semasa. Eles lutam contra três causas:
1°- combater a corrupção
2°- Transferêcia na gestão pública.
3°- Educação para cidadania fiscal
Criado para fiscalizar o uso de recursos públicos, o Observatório Social do Brasil será lançado nessa quinta-feira em Florianópolis. A ONG (Organização Não-Governamental) e apartidária, a entidade se propõe a monitorar toda a verba que é recebida e gasta pelo Prefeitura e Câmara de Vereadores da Capital na compra de produtos ou na contratação de serviços, promovendo maior transparência.
Observatório Social do Brasil foi criado de forma pioneira em Maringá, no Paraná, e atualmente está instalado em mais de 60 cidades brasileiras. Florianópolis é a primeira Capital a contar com o Observatório Social. Em Santa Catarina, apenas Itajaí já conta com o instrumento. A entidade funciona no Centro da Capital.
O observatorio nacional não é governamental no caso não visa lucros e fazem atividades com base no trabalho voluntário.Só para manter essa ONG custa de 4 Mil a 5 Mil, e para pagar esse valor as intidades que auxiliam nessa parte.A 80 observatório no Brasil inteiro, e 12 só na região de Santa Catarina, cotando que a primeiro que a primeira que surgiu foi da cidade de Itajaí.
Eu achei muito interessante pois essa ONG luta contra os gastos desnecessários que o governo faz com o nosso próprio dinheiro, além disso ensina todos nossos direitos que muitos de nós não sabemos.