função da produção
Inputs Recursos Humanos,instalações e Processos,Materiais,Terra,Energia e Informação
Processo de transformação.
Outputs Bens e Serviços-Medida de Performance(Qualidade, Custo, Produtividade, etc.)
ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL
Na ENGENHARIA/ADM INDUSTRIAL foram introduzidos novos conceitos: linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, monotonia do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos e processos, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle estatístico de qualidade e fluxograma de processos.
Novos conceitos: Just-in-time Engenharia simultânea Tecnologia de grupo Consórcio modular Células de produção Desdobramento da função qualidade (QFD). Comakership Sistemas flexíveis de manufatura integrada por computador Benchmarking Produção customizada
Just- É o gerenciamento da produção usando o mínimo de matéria prima possível. Requer um rígido controle de abastecimento. Exemplos do Japão (fábrica de derivados de petróleo).
Engenharia simultânea -Envolve a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto.
Clientes e fornecedores são também envolvidos com objetivos de reduzir prazos, custos e problemas de fabricação e comercialização;
Tecnologia de grupo- É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes – com roteiros de fabricação semelhantes – agrupando-os em processos produtivos comuns;
Consórcio modular- A primeira fábrica no mundo a adotar esse tipo de conceito foi a Volkswagen, na divisão de caminhões e ônibus, de Resende, no Rio de Janeiro. Diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da VW, nos seus respectivos módulos, para a montagem de veículos.
Células de produção- São pequenas unidades de manufatura e/ou serviços com mecanismos de transporte e estoques intermediários entre elas. São dispostas em “U” com o objetivo de haver maior produção.