redacao
Primeiramente, frisar que a leitura é muitíssimo importante, pois “amplia e integra conhecimentos, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência”.
Investigações atestam que o sucesso nas carreiras e atividades na atualidade, relaciona-se, estreitamente, com o hábito da leitura proveitosa, pois além de aprofundar estudos, possibilita a aquisição dos conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade.
O objetivo maior ao proceder à leitura de uma determinada obra consiste em aprender, entender e reter o que está lendo. Por conseguinte, inquestionavelmente, a leitura é uma prática que requer aprendizagem para tal e, sem sombra de dúvida, uma atividade ainda pouco desenvolvida. Neste contesto a leitura não é simplesmente o ato de ler. É uma questão de hábito ou aprendizagem. Além do incentivo e à promoção de espaços permanentes de leitura é preciso criar o prazer para este ofício.
O deleite advindo da leitura não se conquista num passe de mágica, espontaneamente. Requerem opção, atitudes coerentes e pertinentes ao objetivo proposto. Não importa tanto ou quanto se lê, mas como se lê. A leitura requer atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese; o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar.
Indubitavelmente, é preciso saber ler, ler muito e ler bem. Considerando apropriações de estudos realizados com o intuito em aperfeiçoar o hábito de leitura.
É fundamental compreender