Observa O B
Idade: 1 ano e 11 meses
Peso:
Início da observação: 15h e 30 min
Término da observação: 16h
Inicialmente a criança anda bastante, se comunica com a avó e coma a mãe. Em seguida pega mamadeiras para brincar e repete sempre a palavra “tetê”, depois pega a caneca e diz “teteca” olhando para mim. A B. C. R. brinca com os bonecos e logo após já pega as canetas/lápis e rabisca o livro de desenhos para colorir, sempre pegando uma caneta ou lápis de cada vez e toda vez que anda, da saltos pequenos e pisadas fortes marchando.
A B. C. R. vê a mãe mexendo no celular e imita-a com um aparelho antigo e que não funciona. Ela limpa o se “celular” com um lenço umedecido, corre atrás da avó e reclama brava que não funciona com gritinhos e gestos. Depois ela volta a rabiscar e cantarolar sílabas sem significados, entrega o livro para a mãe e volta para o “celular” que não funciona, imitando a avó desta vez.
Ela pega o livro de pintar, olha para a mãe e diz: “mamãe, vovó bava”, e volta a rabiscar os desenhos enquanto cantarola. Num certo momento ela começa a se pintar antes de retornar para os desenhos. A mãe fala o nome de cada desenho e ela repete falando errado ainda. Interagem sempre com a mãe e conversa com os desenhos, sendo que alguns ela já reconhece sozinha ao folhear o livro procurando a Peppa.
Quando cansa do livro, a criança pega uma bolsinha, sai marchando para o portão e pede “abe vovó”, então volta e corre pela casa atrás da avó. Pega copos descartáveis, separa-os e tenta formar pilhas, mas logo desiste. Neste momento ela começa a marchar e dar saltinhos, dizendo “papai”.
Por fim a B. C. R. volta a rabiscar o livro de desenhos, e um tempo depois levanta para ir chutar os copos descartáveis no chão.
É possível observar o desenvolvimento motor, onde a criança já é capacitada de andar bem e dar até pequenos saltos, usando da movimentação é possível observação a exploração do ambiente que ela faz a procura de objetos ou pessoas. Os rabiscos também