Obrasil
Um país rico e pobre, belo e feio, com recursos vastos que beneficiam poucos, é assim o meu país.
Sem terremotos, vulcões, maremotos, furacões... País de gente alegre que se perde em enchente, mas onde há sempre esperança num sorriso de criança abandonada numa rua e sustentada por esmolas.
A natureza tão gentil deu aos brasileiros o Brasil, que é cantado em sambas e vive numa corda bamba.
Brasil chão dos sem - terra, do carnaval e da aquarela, de um futuro melhor, Brasil de Jorge Benjor; do meu Betinho, irmão, é homem de estender a mão; de guerra por audiência da Universal e Decadência, de padre, bispo e pastor, Brasil de Nosso Senhor; Brasil do futebol, de esporte e Pelé, moleque de bola no pé ensinando gringo a dar olé; Brasil de sonho e encantos de mil pessoas e mil coisas, de povo humilde a esnobe, de gente d3 coração nobre; da malandragem e malandro, do corrupto ao justo; Brasil de amigos seguindo seu caminho; Brasil de emoção, nação do meu coração.
Texto 2 : Brasil - 1999
Carolina Sanches Ozan
Caludia de Araujo Souza
Larissa Yumi Sakurai
Victor Hugo Santos G Souza
Cristina Wada
Caro amigo Manuel
Vejo que você está informado a respeito da situação em que se encontra meu país. Serei sincero: de fato, tais manchetes são verdadeiras...Mas espera, aí: todo português é burro ? Não. Da mesma forma que o Brasil não é apenas o país do futebol, das mulheres bonitas e do carnaval e nem um país de índios que vivem em florestas. Tudo isso são imagens ou pré-conceitos. O que é visto nos jornais corresponde a realidade da classe dominada e desfavorecida da sociedade. Isso pode ser entendido como consequência do sistema econômico vigente, o capitalismo, pois em qualquer lugar em que predomina este sistema há dominantes e dominados e as condições principalmente dos dominados variam de região para região.
O sofrimento da classe dominada é decorrente desde o processo de colonização, que foi de