OBrasil de muitas faces
O presente trabalho propõe uma releitura das obras do artista Francês Jean Baptiste Debret, que veio ao Brasil junto com a missão artística Francesa. Entre os anos de 1834 e 1839, quando voltou a Paris o pintor editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ou Brasil onde reuniu todas as imagens sobre os estudos realizados no Brasil. Esta obra legou um precioso documentário, pois retrata o modo de vida da sociedade brasileira no século XIX. Sendo assim as imagens registradas por Debret é uma riquíssima fonte de pesquisa para historiadores e professores de História. As novas abordagens e fonte de pesquisa ganha importância com o advento da Escola dos Annales que propunha entre outras coisas a ampliação do campo de estudo. A partir da Nova História, os historiadores tiveram liberdade para extrapolarem suas fontes de estudo.
As imagens não são meras ilustrações que acompanha um texto, ela representa a organização social , paisagem, sociedade, cultura, arquitetura, valores morais e religiosa e costumes de determinado período da sociedade brasileira. A importância do trabalho realizado por Jean Baptiste Debret para a iconografia e poder estuda a cultura e a arte da capital do império português.
Jean Baptiste Debret nasceu em Paris em 18 de Abril de 1768. Foi um pintor, desenhista e professo francês: onde realizou sua grande obra: o livro ilustrado Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Nesta obra apresenta diversas pinturas sobre o povo brasileiro. Seu trabalho retrata o processo de independência do Brasil e os primeiros anos do governo de Pedro I.
Uma de suas obras mais conhecidas são : O quadro de Dom João em tamanho real
Esta imagem serviu para defini as cores e forma da atual bandeira republicana adotada em 19 de Novembro de 1889.
A coroação de Dom Pedro I imperador do Brasil retrata a diversão cerimonia da monarquia perpetuando a imagem da