Obras
Propriedades Coligativas
Propriedades Coligativas
Aluno: Fábio Henning Ferreira #6 Série: 2ª B Ensino Médio Disciplina: Química Professor: Roberto G.
Joaçaba, 11 de abril de 2013 Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas. Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos. Quando fazemos a análise química de um líquido em estado puro e da solução desse mesmo líquido e constatamos que houve mudanças no comportamento do líquido devido à presença do soluto, dizemos que ocorreram mudanças nas propriedades coligativas desse líquido. Um exemplo: quando dissolvemos sal na água e aquecemos a solução, essa entra em ebulição mais lentamente do que a água pura.
As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução. As mudanças sofridas por um líquido que contém um soluto não-volátil, também chamadas de efeitos coligativos, são:
Ebulioscopia: O ponto de ebulição do líquido aumenta, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição do solvente numa solução.
Sua fórmula é: Δte = Te2 - Te, onde:
Te = temperatura de ebulição da solução
Te2 = temperatura de ebulição do solvente
EX: Uma solução aquosa de glicose apresenta concentração 0,50 molar. Calcular a elevação do ponto de ebulição da água, em graus Célsius (constante ebulioscópica molar da água = 0,52 ºC/ molar). dados: Temperatura de solidificação do benzeno: 5.5 ºC
Constante crioscópica