obras
Obra de West Side, entregue em julho, torre comercial de 35 pav. Tipo e 150m de altura localizado em Alphaville, região da Grande São Paulo, construído com tecnologias convencionais, apesar do porte. A obra foi eleita pela Comunidade da Construção de São Paulo - rede de incentivo e divulgação de práticas construtivas à base de cimento ligada à ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) - obra emblemática do ano. Também originou dois estudos cujos resultados foram apresentados recentemente. A execução da estrutura foi abordada no 6o Seminário de Tecnologia de Estruturas, organizado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), devido à altura e à complexidade desse tipo de obra. Um outro estudo apresentado no 6o SBTA (Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas) retratou os desafios e soluções desenvolvidas para o revestimento de argamassa, elemento também influenciado pelas dimensões verticais do empreendimento.
O uso de argamassa em detrimento de opções mais usuais - e dispendiosas - em edifícios altos, como pré-moldados, granito ou pele de vidro, demonstra os objetivos do grupo investidor que idealizou o empreendimento. Reduzir custos e proporcionar retorno rápido aos incorporadores A alvenaria, nesse caso de blocos de concreto, foi estruturada em alguns pontos para a fixação das cornijas que decoram a fachada.
O peso próprio dos elementos arquitetônicos influenciou menos a existência do reforço que a velocidade do vento em função da altura do edifício. Para efeito de contraventamento, o projetista estrutural, engenheiro José Ávila, concebeu o prédio para agüentar ventos de até 130 km/h. No entanto, o histórico da região não registra ventos com mais de 30 km/h. Ainda assim, os caixilhos foram especialmente projetados pela YKK e contam com vidros laminados de 8 e 10 mm, de acordo com a altura, para suportar os efeitos de pressão e sucção.
engenheiro