Obras
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
SÃO PAULO
2011
Nome: Eliomar Campos
Curso: Administração Geral
Disciplina: Teoria das Organizações
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
METÁFORA: PRISÃO PSÍQUICA
UNINOVE / SP
2011
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem a finalidade de abordar o Conceito de Prisão Psíquica na visão de Morgan (1996), em sua obra “Imagens da Organização” onde, para uma melhor forma de entender e administrar uma organização, os gestores através de metáforas (dimensões) vivenciam a maneira de agir e pensar da organização.
Apresentaremos a empresa Intra-Lock onde identificamos características da metáfora nas atitudes dos colaboradores e gestão da organização.
Com base na metáfora prisão psíquica e em informações relacionadas à empresa faremos uma comparação apontando nas atitudes dos funcionários e da direção a existência dos pontos levantados por Morgan em seu estudo. Mostraremos o porquê dessas atitudes e o que levam a tal comportamento.
1 - APRESENTAÇÃO DA METÁFORA: PRISÃO PSÍQUICA
Morgan apresenta que ao explorar sobre a metáfora da Prisão Psíquica, é possível compreender que a organização e seus membros caem nas armadilhas oriundas de construção da realidade que representa a imperfeição do mundo.
Morgan tenta demonstrar que as pessoas ficam prisioneiras de idéias, pressupostos falsos, crenças preestabelecidas, regras operacionais sem questionamento que combinados formam pontos de vista muito estreito do mundo, o que acaba por funcionar como uma resistência inconsciente a mudanças na organização, e eliminando a possibilidade de ações associadas a alternativas da realidade.
1.1 ALEGORIA DA CAVERNA
A Organização vista como Prisão Psíquica remonta a idéia da Prisão Psíquica de Platão, a “Alegoria da Caverna” onde