Obras Salvador
O plano por ele concebido visava não apenas comunicar os dois planos da cidade, mas permitir, aos que utilizassem o elevador hidráulico, o conforto de pegarem o bonde na Praça do Palácio e, comodamente instalado, se dirigirem a suas residências nos bairros nobres que iam se formando. Além de ligar os níveis da Cidade, o objetivava também transformar esses novos bairros como o centro do comércio e do poder. Com o passar dos anos, o elevador sendo assim considerado um dos maiores cartão-postais de Salvador, devido à vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.
Na construção do Elevador foram utilizados materiais vindos da Inglaterra, e a obra foi concluída em 1874 e ampliada em 1930. No dia 08 de dezembro de 2013 completará 139 anos de sua existência. De principio o monumento foi chamado de Elevador Hidráulico da Conceição, só depois em 1896 que foi dado a ele o nome do seu criador, ficando simplificado, Elevador Lacerda. Em 1906 ele foi submetido às obras de Eletrificação e ficando pronto um ano depois.
Novas mudanças foram feitas no ano de 1930 quando, duas cabines originais foram trocadas por duas maiores, aumentando assim o conforto. A revisão geral do elevador foi realizada na década de 80.
O Elevador Hidráulico da Conceição tinha cerca de 60 m de altura, o túnel horizontal aberto na rocha matriz, cortada a prumo na direção da Rua da Alfândega, na cidade baixa, media 23,5 m de comprimento, adotou-se um sistema de maquinas a vapor utilizado para injetar agua no maquinismo que elevava as duas cabines, o movimento de subida e descida das cabines era feito por correntes de ferro que pesavam 1,5 t