Analise obra Salvador Dalí-Crianças Geopolíticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem
Salvador Dalí-Crianças Geopolíticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem – 1943.
Biografia do Autor
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha. Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas.No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar. Ele conheceu Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo. Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova. Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida. Com a morte de sua esposa, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos. Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.
Contexto Histórico
No período em que a obra foi feita ocorria a segunda guerra mundial cujo é o tema central da obra. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.
Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a