Obras: Os estágios no curso de licenciatura
A presente resenha trata de duas obras de autoras renomadas no assunto de estágios nos cursos de licenciatura. Inicialmente será abordado a obra de Carvalho e posteriormente a obra de Pimenta.
Os estágios nos cursos de licenciatura Carvalho nos informa que, os estágios devem se adequar as propostas dispostas nas Leis de Diretrizes e Bases – LDB, portanto o acadêmico deve passar por todas as disciplinas pedagógicas e integradoras, não mais ficando somente sob a responsabilidade dos professores das práticas de ensino ou metodologias de ensino dos conteúdos específicos, apesar de esses profissionais ainda terem um importante papel no desenvolvimento da formação de novos alunos/mestres, pois é onde são mais diretamente ligados ao ensino do conteúdo específico do qual o licenciando será um futuro professor. No que diz respeito ao estágio, tudo deve ser planejado de forma que possa criar condições para que todas as atividades desenvolvidas possam ser sistematizadas, discutidas e teorizadas, assim um plano de estágio vem a contribuir para que o futuro professor compreenda a escola em toda complexidade ao qual ainda não conhecia. Para que todo esse plano de estágio seja envolvente de forma integrada às atividades, o ideal é observar o conhecimento da escola e sua gestão, o trabalho dos professores e suas participações de forma coletiva na escola, as relações de ensino e aprendizagem dos conteúdos específicos e as atividades de docência. Assim a autora dividiu os temas da seguinte forma:
1 Observando e Problematizando a Escola
De fato, o professor sabe que o seu trabalho está estreitamente relacionado com o desenvolvido coordenador geral, pelo coordenador de área e pela direção,mas sabendo que ao entrar em sala de aula a responsabilidade do ensino e da aprendizagem dos alunos é do professor. É