ética no turismo
Como foi citado no texto, a ética é relacionado ao caráter, ao seu modo de ser. Sua essência, seus valores. A ética está acima da moral. Segundo Aristóteles, a “Ética é o Supremo Bem”. Ela pode ser definida como um conjunto de valores universais. Já a moral, é o costume, são as regras que se adquire por hábito. A moral se limita aos costumes de um povo, região ou de uma religião e também, a moral de cada povo varia de acordo com sua cultura.
2- O que você entende por “regra de ouro”? Explique.
Regra de ouro é não fazer ao outro o que não se deseja para si. Ou seja, tratar o próximo como gostaria de ser tratado. A regra de ouro é uma ‘regra’ adotada por algumas religiões, como o cristianismo e o judaísmo, por exemplo. E ela é um exemplo de regra moralmente ética.
3- Pode-se afirmar que toda pessoa que professa alguma religião age moralmente de modo ético?
Não. Nem todas as pessoas religiosas são moralmente éticas, como já houve diversos casos comprovando este fato. A religião prega morais que caminham para a ética. Prega valores do bem que são necessários para uma pessoa ética, pois a ética está acima da religião. Contudo, não são todos os fiéis que praticam esses valores morais. Como há casos de fiéis que devido a regras morais de sua determinada religião, não cumpre alguns valores universais da ética.
4- Por que podemos afirmar que “a ética é a vigilante crítica da moral”?
Podemos afirmar isso, devido ao fato que a ética está acima da moral. Pois a ética é o Supremo bem e o que mais se aproxima do divino, e para alcançar totalmente a ética, é necessário praticar muito e melhorar a moral. A ética engloba os valores universais, e as regras morais devem seguir a ética, pois ela está acima de qualquer moral particular ou religiosa.