Obras de Le cobusier
A casa foi habitada pelos seus proprietários para um curto período de tempo. O edifício foi concluído em 1929, mas após a invasão alemã na França em 1940, foi abandonado e depois bombardeada e queimados durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1963, a Villa Savoye foi declarada patrimônio arquitetônico pelo governo francês, e então começou a restaurá-lo, e que estava em um estado de abandono e ruína depois dos ataques na guerra. Le Corbusier morre antes da reabilitação, começa desenhado por ele depois de 1960 e que, se ele tivesse realizado, teria mudado consideravelmente.
Hoje é uma "casa museu" dedicado à vida e obra de Le Corbusier e mantido pelos monumentos públicos da empresa na França, recebendo milhares de visitantes por ano, principalmente de arquitetos e estudantes.
Embora no momento Villa Savoye foi projetada com carácter único, Le Corbusier não desistiu considerando protótipo tipológica para futuras construções em série.
Localização
Poissy está localizado a menos de uma hora de Paris e é um dos bairros típicos da capital francesa, com longas ruas de moradias unifamiliares, com jardins. A Villa Savoye ocupa um desses sites que dominam o vale do Sena, na Rue de Villiers, estando mais perto da natureza do lado de fora e soltando um grande espaço verde em torno dele (embora a construção de instalações para a cidade após o guerra diminuiu significativamente o espaço privado da casa).
Conceito
A Villa Savoye foi projetada por Le Corbusier como um paradigma da habitação como uma "máquina à habiter" para que as funções da vida diária torna-se fundamental para o seu design. O movimento de carros para entrar no interior da casa (uma razão apaixonada de Le Corbusier em anos) é o gatilho para o projeto do edifício. Também neste termo que engloba habitação supostamente concebido como um objeto que fica na paisagem, sendo totalmente independente dele e pode ser colocado em qualquer lugar do globo. A arquitetura é, portanto, aviões, automóveis