Obras da carne x fruto do espírito
Introdução:
O Espírito e a carne são diretamente opostos um ao outro, conforme evidenciado por suas “obras” e “fruto”. O resultado é um conflito implacável e arrebatador dentro dos cristãos, em que eles não podem ser vitoriosos por sua própria força.
Obras da carne Existem três grandes inimigos da vida cristã: o mundo, o diabo e a carne. O mais próximo e, portanto o mais perigoso deles, pois está dentro de nós, é a carne (natureza humana) que luta contra nossa vida e declara guerra a tudo que é de Deus em nós e ao nosso redor. “carne” (gr. Sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal.
“ Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu eclaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” Gl. 5:19-21
As obras da carne descritas em Gálatas 5:19-21, podem ser divididas em 4 grupos:
Grupo dos pecados da carne:
Prostituição - Impureza – Lascívia
Prostituição (gr. Pornéia) – imoralidade sexual de todas as formas. Refere-se às relações ou relacionamentos sexuais ilícitos ou imorais. Isto inclui também, sites, filmes ou publicações pornográficas.
Impureza (gr. Akatharsia) – falta de pureza nas intenções, pensamentos impuros, vidas impuras, desejos impuros.
Lascívia (gr. Aselgeia) – Sensualidade, libertinagem. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência.
Grupo dos pecados ligados a religião:
Idolatria – Feitiçaria
Idolatria (gr. Eidololatria) – culto aos falsos deuses, adoração de espíritos, pessoas ou ídolos. É também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua