Carne x espírito
“mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” - Romanos 13:14
Precisamos nos revestir de Cristo. Não podemos dispor em nada para a carne no tocante aos desejos e concupiscências.
O que é dispor? É produzir meios. Ceder. Em outras traduções está escrito “não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Ou seja, atender aos desejos da carne.
O que é concupiscência? É o desejo por bens ou prazeres materiais. Se opõe à inclinação do espirito. É a inclinação natural do homem. Desejo carnal em qualquer nível/dimensão.
O que é carne? Opõe-se ao Espírito. Não é somente o físico. É a habitação do pecado em nosso corpo.
Quando está escrito que não devemos dispor para a carne, significa, "nunca ceder às inclinações e desejos da carne PARA o pecado". A Palavra é clara e não diz que devemos nos esforçar para não dar ocasião à carne. Diz que NADA devemos dispor. Quem vive segundo a carne, vive como um peixe na correnteza. É levado sem ter força para sair dela.
“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” - Efésios 2:1-3- Todas as vezes que realizamos a vontade da carne, fazemos segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Não devemos oferecer nossos pensamentos às vontades da carne. Muitas vezes entregamos nossos sentidos (olhos/ouvidos) para a carne e isso cria a curiosidade para tentação que é a inclinação do pecado (ver Tiago 1:14-15). Adão deixou de ser à imagem e semelhança de Deus, pois pecou. Deus não pode ter