Obra: Himeneu Travestido Assistindo uma Dança em Honra a Príapo
Obra: Himeneu Travestido Assistindo uma Dança em Honra a Príapo
Autor: Nicolas Poussin
Data da obra: 1634-1638
Exposição: Deuses e Madonas - MASP
1
2. Dados do Autor
Nicolas Poussin
Nicolas Poussin nasceu em Villers, perto de Andelys, Normandia, França em 15 de junho de 1594, e morreu em Roma, Itália, a 19 de novembro de 1665. Nascido numa aldeia do vale do Sena, no Norte de França, era filho de lavradores. Educado localmente foi com a visita do pintor Quentin Varin (1570-1634) à sua vila, em 1612, que o seu interesse pela arte foi despertado. Decidido a ser pintor foi estudar para Rouen e mais tarde para Paris. Não tendo encontrado professores de qualidade, devido à sua pobreza e ignorância, estudou com pintores de pouca qualidade, se iniciou com pintores maneiristas de menor expressão e estudou as coleções reais de pintura, gravura e escultura. Devido às dificuldades regressou à casa paterna, doente e humilhado. Voltou a Paris um ano depois, mas com outro objectivo, o de ir para Roma estudar, já que a cidade era a capital do mundo artístico. Com a ajuda de Giambattista Marino, poeta da corte de Maria de Médicis, conseguiu alcançar o seu objectivo em 1624.
Depois de trabalhar com o pintor Philippe Champaigne na decoração do Castelo de Luxembourg, tenta, em duas ocasiões, partir para Roma, onde finalmente chega no ano de 1624. Ali, aperfeiçoa sua técnica com o estudo da anatomia e da perspectiva. Sob a proteção do cardeal Barberini, executa grande número de obras.
A convite de Luís 13 retorna a Paris, onde pinta cenas da vida de Hércules para o Louvre. Mas, devido a intrigas da corte, voltou à Itália, fixando-se definitivamente em Roma.
Poussin cria obras de grande rigor formal, procurando enredos na Bíblia e na mitologia. Sua pintura é clássica, cartesiana, apresentando também certo vigor barroco. Influenciado por Ticiano, assimila características românticas e