Objetos distribuidos
Definição:
A união destas duas importantes tecnologias (SD e Orientação a Objetos) dá origem à área dos OD.
Objetos distribuídos é basicamente usar a tecnologia de orientação a objetos em um ambiente distribuído.
Assim, é possível, a partir de um serviço específico seja executado por um método de algum objeto
Cliente-Servidor
Na programação distribuída usando a arquitetura cliente-servidor, clientes e servidores podem ser implementados usando qualquer paradigma de programação.
Um sistema de objetos distribuídos é aquele que permite a operação com objetos remotos.
Dessa forma é possível, a partir de uma aplicação cliente orientada a objetos, obter uma referência para um objeto que oferece o serviço desejado e, através dessa referência, invocar métodos desse objeto – mesmo que a instância desse objeto esteja em uma máquina diferente daquela do objeto do cliente.
Arquitetura orientada a objetos
Arquitetura orientada a objetos estabelece as regras, diretrizes e convenções definindo como as aplicações podem se comunicar e inter-operar o foco da arquitetura não é em como a implementação é realizada, mas sim na infra-estrutura e na interface entre os componentes da arquitetura.
Arquitetura de Objetos
Possuí três elementos principais:
Arquitetura OO
Fornece uma descrição abstrata do software, que categoria de objetos serão utilizadas, como estão particionados e como interagirão.
Interfaces
São as descrições detalhadas das funcionalidades. O uso de interfaces permite isolar a arquitetura de um sistema de sua implementação.
Implementação
É composta por módulos de software que suportam as funcionalidades especificadas nas interfaces. A adoção do paradigma de objetos, permite atingir alto grau de interoperabilidade.
Descrever Serviço: Na arquitetura de objetos, a descrição ou especificação de serviços é determinada através de interfaces. Em java, isto é realizado através da especificação oferecida por uma interface.
Interface: