Objeto de estudo do comportamentalismo
Watson acreditava que a psicologia comportamentalista tinha objetivo de prever a resposta dado o estímulo, prever o estímulo. O comportamento humano e animal podem ser previsto e controlado pela diminuição do estímulo. Tinha sua própria teoria, denominada de E-R- (Resposta ao Estímulo).
O comportamento era classificado em duas maneiras:
• Movimentos musculares
• Secreções glandulares
Com uma dessas, seria capaz de prever um estímulo.
Para cada estímulo, vinha uma resposta diferente de acordo com a situação.
As respostas eram classificadas em:
• Aprendidas ou não aprendidas
• Explícitas ou implícitas
As explícitas eram manifestadas, como exemplo, lágrimas, saliva, suor. Já as implícitas, os movimentos ocorrem dentro do organismo, exemplo de contrações no estômago, batimentos do coração, etc.
O comportamentalismo se ocupa com o comportamento do organismo inteiro em relação ao ambiente. Watson acreditava que o comportamentalismo envolvia o organismo total. Por estímulos entende-se o conjunto de excitações que agem sobre o organismo. Um estímulo pode ser qualquer elemento ou objeto do meio externo ou qualquer modificação interna do organismo.
Instinto
No início, em 1914, Watson aceitava o papel dos instintos ao comportamento. Quando publicou seu livro O Comportamento: Introdução à Psicologia Comparada, ele descreveu onze instintos, onde observava comportamentos de animais junto com Karl Lashley. Em 1925, Watson voltou a discordar com os instintos. Acreditava-o que o ambiente influenciava nos instintos. Fez um movimento em direção ao ambientalismo.
O condicionamento tornou-se parte de um dos métodos de pesquisa dos comportamentalistas, incluindo Watson.
Emoção
Watson deduziu que as emoções recebiam respostas de acordo com situações específicas. Como exemplo, um estímulo, de presença de perigo, traziam mudanças no comportamento. Watson diz que as emoções podem ser entendidas em termos de situação objetiva de