Grandes navegações do século xv
INTRODUÇÃO ESTATÍSTICA PARA ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
ALUNO: CARLOS AUGUSTO FERREIRA DE SOUZA
NÚMEROS-INDICES
BOA VISTA-RR
02/04/2013
NÚMEROS-INDICE 1.1 DEFINIÇÃO:
São medidas estatísticas freqüentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros e etc, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre: * Diferenças entre lugares; * Variações ocorridas ao longo do tempo; * Diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações etc.
Para o economista, o conhecimento de números-índice é indispensável igualmente como um instrumento útil ao exercício profissional, quer seus problemas estejam voltados para a microeconomia quer para a macroeconomia. No primeiro caso, pode-se citar, por exemplo, a necessidade de se saber até que ponto o preço de determinado produto aumentou com relação aos preços dos demais produtos em um mesmo mercado. Se, por outro lado, o problema for quantificar e ou aumentar a inflação, vai ser preciso medir o crescimento dos preços dos vários produtos como um todo, através do índice geral de preços.
Cada número-índice de uma série (de números) costuma vir expresso em termos percentuais. Os índices mais empregados medem, em geral, variações ao longo do tempo. Além disso, limitarei o estudo às suas principais aplicações no campo de administração e de economia, as quais têm o objetivo de mostrar das variações de preços e de quantidades.
Para simplificar mais a pesquisa, usarei o termo “relativo”, que significa: A quantidade total de dinheiro gasto cada ano, em relação há certo ano base, varia de um ano para outro devido às variações no número de unidades compradas dos diferentes artigos e