Objeto da Ética
Existem alguns tipos de problemas os quais podem afetar um indivíduo até uma nação inteira, problemas os quais a responsabilidade fica voltada a algumas pessoas, em sua função de fazer ou deixar de fazer algo de modo imparcial.
O comportamento prático-moral muda de época para época e de uma sociedade para outra. Com o passar do tempo, esse comportamento veio adquirindo a qualidade de teoria moral, sendo assim objeto de estudo e reflexão, quando se verifica essa passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, estamos no âmbito dos problemas teórico-morais ou éticos.
Esses problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade. Na ética não há uma norma de ação para cada situação esta seria um problema prático-moral, a ética investiga o conteúdo do bom e não o que cada indivíduo deve fazer.
Juntamente com esse problema central, colocam-se também outros problemas éticos fundamentais, tais como o de definir a essência do comportamento moral, a diferença de outras formas de comportamento humano e o da responsabilidade.
Os problemas éticos teóricos e práticos, no terreno moral se diferenciam, mas as soluções dos primeiros influem na colocação da solução dos segundos devendo haver uma reflexão para que a teoria considere de modo efetivo o comportamento do homem.
Os problemas éticos se diferenciam dos morais devido a sua generalidade, portanto pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral.
Devido aos excessos normativistas das éticas tradicionais, nos últimos tempos procurou-se limitar o domínio da ética aos problemas da linguagem e do raciocínio moral, recusando-se a abordar questões com a definição do bom, a essência da moral, etc.
2. O campo da ética
Certamente, o estudo de muitas éticas tradicionais parte da idéia de que a missão do teórico neste campo é dizer aos homens o que devem fazer, como fazer, lhes ditando as normas ou princípios pelos quais devem traçar seu