Preparo e Padronização de Soluções
Campus Universitário de Tucuruí
Disciplina de Química Geral Experimental
Disciplina de Química Geral Experimental
Título: Preparo e Padronização de Soluções
Equipe: Glenda Costa
José Valdisar Júnior
João Tiago Serra
Leonardo Melo
Luan Oliveira
TUCURUÍ
2013
TÍTULO
Determinação da concentração de uma solução de cloreto de sódio (NaCl) e preparo e padronização de 100 mL de solução de hidróxido de sódio 1N.
OBJETIVOS
- Definir e classificar as soluções;
- Definir os tipos mais comuns de unidade de concentração de soluções e realizar cálculos envolvendo estas unidades;
- Preparar soluções e determinar a concentração de uma dada solução.
INTRODUÇÃO
O estudo das soluções é muito importante para a compreensão e caracterização de diversos processos químicos que podem ser visualizados tanto em laboratório, como no cotidiano.
Uma solução é, conforme afirmam Kotz & Treichel (2008), uma mistura homogênea que envolve duas ou mais substâncias em uma única fase e podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.
Em muitas soluções, um componente está presente, geralmente, em considerável excesso em relação aos outros, é o chamado solvente, os outros componentes são os solutos. Quando o soluto está em maior quantidade em uma solução, diz-se que o meio está “concentrado”, quando ocorre o contrário, diz-se que o meio está “diluído”.
As soluções, segundo seu coeficiente de solubilidade – quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente, numa determinada temperatura – são classificadas como: saturadas, quando há certa quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, considerando-se constante a temperatura e a pressão (exatamente igual ao coeficiente de solubilidade); insaturadas, quando a quantidade de soluto dissolvida é menor que a quantidade máxima que o solvente consegue dissolver, considerando-se constante a temperatura e a pressão
(menor que o