Objeto da sociologia para Marx, Durkheim e Weber
OBJETO DA SOCIOLOGIA
Marx obteve um método que tinha como função compreender o materialismo histórico. Ele parte do começo onde a estrutura social procede de como os indivíduos se organizam, a produção social de bem que é caracterizada pelas forças produtivas e a relação da produção.
Relação de Produção - forma do homem se organizar para executar atividade produtiva;
Forças produtivas – condições matérias de toda produção, matéria prima, ferramenta, objeto e etc. Visando chegar ao auge da produção; Tanto as forças produtivas como as relações de produção são todas as atividades que acontecem na sociedade. A forma de produção dessa atividade é denomina Modo De Produção que consiste em entender as bases da sociedade, como se funciona e organiza.
Durkheim teve como objeto de estudo o “ Fato Social” , esse fato pode ser caracterizado pro três pontos:
Exterioridade – esta pode atuar sem que o individuo queira ou de sua adesão consciente, por isso são exteriores a vontade e consciência individual. Como exemplo, a cultura que por elas são passadas tradições que as vezes nem percebemos.
A Coerção Social – é uma força que faz com que os indivíduos sigam as regras da sociedade sem depender da sua vontade. Tendo como exemplo as leis, onde os indivíduos não podem frauda-las sem que tenham uma consequência.
Generalidade – é entendida como uma garantia da normalidade na medida em que representa um consenso social, a vontade coletiva. Tendo com exemplo os sentimentos. Weber caracteriza a Ação Social, como objeto da sociologia, sendo caracterizado pela conduta humana. O homem é o principal agente da ação social. Por Durkheim o individuo é dominado por uma força fora dele, já pó Weber, diz que não existe oposição entre sociedade e o homem.
POSTURA DO CIENTISTA EM RELAÇÂO AOS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS Marx queria entender o capitalismo e oferecer a transformação e o desenvolvimento das ciências