Objetivos
O experimento restringe – se a calcular o trabalho realizado por uma força externa para movimentar um corpo sobre um plano inclinado. Comparar o trabalho realizado pela elevação do bloco pela face de formica e pela face de borracha até uma determinada altura. O experimento foi realizado com a finalidade de aprimorar os conhecimentos sobre o plano inclinado e suas forças atuantes no sistema.
INTRODUÇÃO
Porventura o plano inclinado é a máquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas já utilizavam superfícies inclinadas para elevar encostas e conduzir cargas em desníveis. Acredita-se que a construção das pirâmides do Egito foi facilitada pelo plano inclinado. O problema do plano inclinado, mais do que um exercício ou pergunta de vestibular, foi uma essencial contribuição à evolução dos conceitos da Física. Na análise da queda livre, desenvolvido por Galileu, o plano inclinado assume papel de distinção. No livro "Diálogo a Respeito de duas Novas Ciências", o italiano apresenta um diálogo, no qual o problema do plano inclinado é insinuado e discutido, entre Salviati, defensor de suas ideias; Segredo, um aprendiz curioso e inteligente e Simplício, que desenvolve as ideias aristotélicas.
Na dinâmica as leis de Newton são as leis que descrevem o procedimento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a ligação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu ofício de três volumes intitulado Philosophiæ Naturalis Principia Matemáticas. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos. Newton usando as três leis, combinadas com a lei da gravitação universal, demonstrou as Leis de Kepler, que descreviam o movimento planetário. Essa demonstração foi a maior elevação a favor de seu princípio sobre a gravitação universal.