objetivos
– Considero necessário, primeiramente, abordar os conceitos da Teoria Clássica da Administração, Fayol desenvolveu as funções básicas do administrador: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. O autor entendia a organização a partir do nível gerencial. Para Fayol (apud CARAVANTES, 1998, p.43),
- prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação;
- organizar é constituir o duplo organismo, material e social da empresa;
- comandar é dirigir o pessoal;
- coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços;
- controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Antes, no entanto, é importante esclarecer que existem várias terminologias para o homem que atua nas organizações. “Alguns autores referem-se a esse sujeito como administrador, outros como gestores, outros como líderes, outros como chefes”.
Podemos dizer que autores como Azevedo e Costa (2004), Motta (1997), Chiavenato (2000) são unânimes na ideia de que liderar é a capacidade de dirigir pessoas levando-as a realizar o que deve ser feito, influenciando e mantendo a equipe produtiva e motivada na busca e obtenção de objetivos propostos. Já para Gramigna (2002), liderar é a capacidade para catalisar os esforços grupais, a fim de atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.