Objetivos da área de materiais
Este setor está intimamente ligado a boa distribuição (logística); mas também foca a parte das matérias-primas que precisam ser observadas em vário estágios. Administrar o patrimônio e o material de uma empresa ou instituição é algo da maior importância, Nenhuma organização funciona sem patrimônio nem tampouco sem matéria-prima, equipamentos, produtos, peças de manutenção e outros materiais que precisam ser guardados, conservados e movimentados de um setor para outro. Mas o que vêm a ser esses dois conceitos?
Tudo aquilo que uma empresa não tem intenção de revender (suas instalações físicas,equipamentos, máquinas etc.) constitui seu patrimônio, Mas, para funcionar, as organizações precisam também de materiais de consumo interno (papel, clipes, canetas, tinta para impressora, artigos de limpeza etc.) e, no caso de uma empresa comercial, deve ter produtos em quantidades suficientes para atender o público.
Qualquer que seja o tamanho ou o tipo de empresa, ela precisa armazenar tanto aquilo que usa como o que pretende revender. Já o estoque é o armazenamento de materiais que serão vendidos e que, portanto, vão deixar a empresa, Por sua vez, o almoxarifado guarda os materiais de consumo interno necessários ao cotidiano da organização, Na prática, não há grandes diferenças entre estoque e almoxarifado, já que ambos são destinados ao armazenamento.
Nas indústrias, há diferentes tipos de estoques: de matériaprima (material bruto que vai ser transformado no produto final); de produtos em fabricação (abriga os produtos que estão sendo processados) e de produtos acabados (que estão prontos para serem vendidos), No comércio, os estoques mais comuns são produtos e embalagens, Já no setor de serviços, o estoque em geral tem o