Objetivo
Química Orgânica aplicada á farmácia
Professora Dr.ª Maria Hosana
Alunos: Fernanda Cristina Cortes Barbosa 14/0138820 Renata Cristina Soares Barbosa Cortes 14/0160710 Rafael Torres 14/0159827
Experimento 1
Objetivo: Determinar o ponto de fusão da aspirina e compreender o conceito de fusão na prática.
Introdução: O ponto de fusão de uma substância é a temperatura à qual um dado composto transita do estado sólido para o estado líquido, à pressão de uma atmosfera(76mmHg). Substâncias puras cristalinas têm um ponto de fusão muito bem definido. Em geral uma substância pura funde em um intervalo de cerca de 1°C. A presença de pequenas quantidades de impurezas geralmente aumenta esse intervalo e faz com que o início da fusão aconteça em temperaturas mais baixas. Por esse motivo pode-se utilizar o ponto de fusão como critério de pureza de uma substância.
Parte experimental: Para a parte experimental foi utilizado a Aspirina, o capilar, o tubo de vidro,o bastão de vidro e mediador do ponto de fusão digital.
Nesse experimento foi transferida uma pequena quantidade de aspirina para um capilar. Em seguida, numa superfície plana, foi despejada a aspirina para que com a ajuda de um bastão de vidro ela fosse “quebrada” e logo em seguida colocada em um capilar. Para determinar o ponto de fusão do ácido acetilsalicílico foi utilizado um equipamento de ponto de fusão digital, que precisamente foi mostrado através do aparelho o ponto de fusão.
No outro procedimento foi utilizado, um tubo de Thiele, junto com um solvente oleoso e ao ser realizado o procedimento não consegui-se encontrar o ponto de fusão esperado.
Resultados e Discussão: No experimento, o ponto de fusão foi determinado por dois modos: pelo tubo de Thiele e pela aparelhagem eletrônica que