Obesidade
Ao longo deste texto vou falar-vos sobre a obesidade, que é um tema da actualidade que tem vindo a ser bastante discutido.
Cada vez mais nos deparamos com pessoas obesas, desde crianças a pessoas idosas que levam um vida sedentária e repleta de doces e fast-food´s. Mas porque será que isto tem aumentado? Talvez por causa dos computadores e das consolas de jogos que são cada vez mais apelativos e apreciados por tanta gente. Talvez porque se foram criando maus hábitos alimentares, muitas vezes devido à escassez de tempo para preparar boas refeições. A verdade é que estamos a ficar menos saudáveis. Por um lado, percebo que seja bastante satisfatório comer, até porque muitas comidas fazem com que se liberte a serotonina do nosso cérebro, substância essa que nos dá a sensação de prazer e felicidade. Quem não gosta de passar uma tarde inteira no sofá, de pijama, a encher-se de “porcarias” e a ver séries na Fox? Mas, vendo de outra perspectiva, o que é que ganhamos com essa vida? Enfartes? Apneia do sono? Problemas gravíssimos de saúde? Perdemos anos de vida, em que podíamos fazer montes de coisas e ver crescer outras gerações!
É lógico que também não devemos comer só sopa e salada e passar a vida no ginásio, mas temos de encontrar uma solução intermédia. Hoje em dia, vemos muitas pessoas tão obcecadas com as calorias que nem tem vida própria e que acham que são muito saudáveis e na realidade, não o são. Pessoas que normalmente já tiveram problemas com o peso, que já se sentiram excluídas pela sociedade e que agora são as próprias que se excluem, dedicam as suas vidas ao seu corpo.
Temos que encontrar um meio-termo: não comer demasiado nem ficar obcecado com as dietas. Devíamos comer de tudo um pouco, incluindo doces, mas de uma forma saudável e praticar exercício regularmente, para que os excessos que cometemos sejam expulsos do nosso corpo.
Concluindo, a obesidade deve ser combatida e prevenida através de um estilo de vida saudável e não com dietas loucas