Elétrica básica atps
Nesta primeira fase da ATPS, falaremos sobre os princípios elétricos presentes em nossos aparelhos eletroeletrônicos, anexando informações sobre cada um dos tópicos e relacionando sua utilidade em sistemas hidráulico-pneumáticos.
Sumário
Introdução 5
Diferença de Pontecial 6
Fluxo de Corrente 8
Potência Elétrica 10
Resistência 16
Potencial 20
Fontes 22
São Caetano do Sul
2011
Introdução
Introdução aos Princípios Elétricos: Introdução à Eletricidade Básica; Porque estudar os elementos de circuitos e sua utilidade no nosso dia a dia
Palavras chave: Introdução, elétrica, estudo, classificação, aplicação.
São Caetano do Sul
2011
Diferença de Potencial
Graças à força do seu campo eletrostático, uma carga pode realizar trabalho ao deslocar outra carga por atração ou repulsão. Essa capacidade de realizar trabalho é chamada potencial. Quando uma carga for diferente da outra, haverá entre elas uma diferença de potencial(E). A soma das diferenças de potencial de todas as cargas de um campo eletrostático é conhecida como força eletromotriz.
A diferença de potencial (ou tensão) tem como unidade fundamental o volt(V).
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.
Por analogia, a tensão elétrica seria a "força" responsável pela movimentação de elétrons: o potencial elétrico mede a força que uma carga elétrica experimenta no seio de um campo elétrico, expressa pela lei de Coulomb, portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente toma-se um ponto que se considera de tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativos a este.
A tensão elétrica entre dois pontos, ou seja [(+) e (-)] é definida matematicamente como a integral de linha do campo elétrico:
[pic] Para facilitar o entendimento da tensão elétrica pode-se fazer um