obesidade
A obesidade é definida como um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento de massa no organismo, refletindo em um aumento de peso corpóreo. Um dos métodos mais utilizados para indicar riscos relacionados ao excesso de peso corporal é o Índice de Massa Corporal (IMC) e quando se trata de crianças e adolescentes, deve-se levar em conta a faixa etária analisada. O trabalho se caracteriza como pesquisa bibliográfica no qual foi realizado um levantamento de material de estudo, tendo como objetivo estudar a prevalência de sobrepeso e obesidade. Estudos demonstram que a atividade física é um mecanismo eficiente que contribui na redução e manutenção do peso corporal, aliada a outros hábitos positivos à saúde. Assim, conclui-se que devido ao grande índice de obesidade na atualidade, recomenda-se a intervenção através da prática da atividade física como projeto de vida familiar, com a finalidade de estimular e conscientizar sobre a importância e os benefícios que a mesma proporciona.
PALAVRAS-CHAVE: Obesidade, Criança, Adolescente, Atividade física.
INTRODUÇÃO
Para Ramos e Barros Filho, a obesidade é um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento da massa adiposa do organismo, que se refere no aumento do peso corpóreo. O aumento excessivo de gordura corporal pode provir do aumento do número de celular adiposas (hiperplasia) e/ou o tamanho das células adiposas (hipertrofia) conforme explicam Powers e Howley. Ainda sobre a visão de Ramos e Barros Filho a obesidade é uma condição clínica séria e prevalente, podendo se tornar o principal problema de saúde do século XXI e a primeira causa de doenças crônicas do mundo.
Tendo em vista que a obesidade é entendida como uma doença, a mesma raramente age sozinha, agrava muitos outros riscos como a hipertensão, doenças pulmonares, artrite, gota, toxemia na gravidez, problemas psicológicos, baixa tolerância a calor, função e tamanho do coração dentre