Obesidade
Definições: OBESIDADE: A obesidade é definida como uma doença crônica caracterizada por excesso de peso corporal, à custa de uma maior quantidade de tecido adiposo, isto é, há excesso de gordura no corpo. Condição em que o individuo apresenta uma quantidade excessiva de gordura corporal. OBESO: Portador de doença endócrina- metabólica, crônica, heterogênia e multifatorial, caracterizada pelo excesso de tecido adiposo associado ao aumento de peso. SOBREPESO: Peso corporal que excede do peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se na sua altura e constituição física.
Fatores envolvidos:
Ambientais e Sociais
Nutricionais
Metabólicos
OBESIDADE
Genéticos
Culturais
Psicosociais
Medidas Antropométricas: IMC: (Índice de Massa Corporal): A classificação adaptada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) baseia-se em padrões internacionais desenvolvidos para pessoas adultas descendentes de europeus. O IMC é um bom indicador, porem possui suas limitações: Não distingue massa gordurosa de massa magra e não reflete necessariamente a distribuição da gordura corporal.
CLASSIFICAÇÃO
IMC
RISCO COMORBIDADES
DE
Baixo peso Peso Normal Sobrepeso Pré-Obeso Obeso I Obeso II Obeso III
< 18,5 18,5 – 24,9 ≥ 25 25,0 – 29,9 30,0 – 34,9 35,0 – 39,9 ≥ 40,0
Baixo Médio -Aumentado Moderado Grave Muito Grave
Para definir a massa gordurosa e a distribuição de gordura usam-se as seguintes medidas antropométricas: Medição da espessura das pregas cutâneas; Bioimpedância; Ultrassonografia; Tomografia computadorizada ; Ressonância magnética; Relação circunferência abdominal/quadril (RCQ); Medida da circunferência abdominal
Medida da circunferência abdominal: A OMS estabelece como ponto de