Canion guartela
Analogia de áreas:
O Parque Estadual do Canyon Guaretelá que se localiza no município de Tibagi, PR. Os principais atrativos deste parque são as trilhas, os mirantes, e os sumidouros que são formados pelo rio Iapó.
O Parque do Rio São Jorge, se localiza no Município de Ponta Grossa PR, em uma propriedade particular, os principais atrativos desse parque são a cachoeira Santa Barbara, que é formada pelo rio São Jorge, e o mirante, de onde é possível se observar uma bela paisagem da região.
Geologia:
O Parque do Guartelá se encontra em uma falha geológica, o Arco de Ponta Grossa que é:
“(...) o soerguimento da crosta terrestre na borda leste da bacia do Paraná no período Mesozóico com cerca de 130 milhões de anos, quando os continentes sul-americano e africano estavam em separação. O soerguimento apresentou forma alongada, com eixo na direção NW-SE com caimento no sentido NW, passando próximo à cidade de Ponta Grossa, da qual emprestou sua denominação. Além do levantamento da crosta, o arqueamento das rochas originou feixes subparalelos de fraturas profundas, que deram passagem a magma basáltico, o qual consolidado formou os enxames de diques de direção NW-SE, constituídos de diabásio. Estas fraturas profundas foram as formadoras dos extensos derrames de basalto da Bacia do Paraná, que hoje aparecem no Terceiro Planalto Paranaense, e de soleiras de diabásio comuns nos Campos Gerais. (...)Além de originar os enxames de diques, soleiras e derrames, influenciou no escalonamento do relevo nos três planaltos em escadaria (Primeiro, Segundo e Terceiro Planalto Paranaense) e na concavidade do limite da Bacia do Paraná, que apresenta uma expressiva reentrância coincidente com o eixo mais elevado do Arco, onde a erosão removeu as rochas mais soerguidas e expôs as rochas mais antigas do substrato.” (MELO, ASSUNCÂO)
O Canyon é formado pés seguintes grupos de rochas: Castro, Iapó, Paraná e Itararé, posuindo o dique de Diabásio, que