Obra de arte
Salvador Dalí
Eu- Escolhi esta obra principalmente porque adoro surrealismo, faz as pessoas verem as coisas de uma maneira completamente diferente. Quando olho logo para o quadro a minha mente foca-se no homem a tentar sair do ovo, algo que transmita a liberdade mas depois olhando para o ovo inteiro a minha mente muda de opinião pois vendo os continentes a derreter e o mundo, ovo, a ser destruído com a saída do homem faz parecer que afinal a imagem a transmitir não é algo positivo, e essa ideia mantêm-se logo quando se vê a mulher e a criança, em que a mulher apenas aponta sem olhar, e a criança esconde-se atrás da mãe com medo do homem que está a tentar sair do ovo.
Se formos a ver, o mundo cada vez mais está a ficar mais destruído e apenas podemos acusar uma pessoa… o homem, e acho que era isto que Dalí queria mostrar, e assim nos vemos agora.
Relaciono-me com este quadro porque concordo com o seu significado, pois o homem é que vai acabar por destruir o mundo e trazer mais desgraças.
2.1- A obra foi realizada em 1943, após a 2ª guerra Mundial e se a observamos bem conseguimos relacionar com cenas históricas. O autor é Salvador Dali, um pintor espanhol que nasceu a 11 de Maio de 1904 em Espanha e morreu no mesmo país dia 23 de Janeiro de 1989 com 84 anos. O seu pai era advogado e com 16 anos a sua mãe morreu com cancro de mama e o seu pai acabou por se casar com a irmã da mãe, teve uma irmã que publicou um livro sobre o irmão, “Dalí visto por sua irmã”.
2.2- O tema da obra é o a seguir a 2ª guerra mundial, pois acreditava-se que depois da guerra que o mundo iria ser diferente e que nasceria um novo homem, mas se olhar-mos bem para o quadro não vemos algo tão optimista, pois a criança que assiste ao nascimento está assustada e a mulher aponta para tal acontecimento, o nascimento do novo homem. O ovo representa o mundo, onde se vê os continentes mas estes tão moles e a derreter, e vemos