Obesidade
Obesidade
2011
Obesidade
Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.
“OBESIDADE: Condição a qual ocorre excesso de gordura acumulada no corpo, principalmente no tecido subcutâneo.
Obesidade em geral se caracteriza quando uma pessoa supera 20 % do peso adequado considerando sua estatura. O efeito acumulativo de lipídios nas células responsáveis pelo armazenamento de gordura (adipócitos) geralmente decorre de um consumo de alimentos maior do que a demanda de gasto energético, para atividades diárias. Trata-se da desordem nutricional mais comum.
Considerando os conceitos de metabolismo, anabolismo e catabolismo, alguns organismos podem ser mais econômicos que outros, ainda existindo relação com o hormonio tireoideano que regula o nível metabólico do corpo, que evidencia esta relação no estado tendencioso a obesidade observado no hipotireoidismo. O diagnóstico de obesidade pode tomar norteamento, pelo excesso de peso relacionado a uma dada estatura, mas esta premissa é questionável em alguns casos quando o excesso de peso não traduz um percentual de gordura aumentado.
*Como se desenvolve ou se adquire:
Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.
*O que se sente: O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal