Obesidade
Secretaria de Educação e Cultura.
Educação Física.
Natividade – To Abril 2014.
Estado do Tocantins.
Secretaria de Educação e Cultura.
Natividade – To Abril 2014.
Obesidade
Introdução
O excesso de peso e a obesidade podem ser considerados um dos mais sérios problemas enfrentados pelos países nos últimos tempos. A obesidade atualmente pode ser considerada como um problema de saúde pública que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O acesso rápido e fácil a alimentos “não saudáveis” e a pouca pratica de atividades físicas devido à modernização, estão levando as pessoas a habituarem-se a um estilo de vida sedentário. O sedentarismo é uma das principais causas deste mal.
Obesidade e sobrepeso
Uma pessoa pode ser caracterizada como obesa quando atinge níveis muito altos de gordura corporal, antes de entrar nessa fase é considerada como sobrepeso.
Dados do IBGE mostram que um em cada dez adultos é considerado obeso e há tendência em aumentar esta proporção. Pesquisas mostram que muitas doenças deste século, as chamadas doenças da era moderna, estão diretamente relacionadas ao excesso de gordura corporal. Como exemplo pode-se citar: doenças cardiovasculares, renais, digestivas, diabetes, problemas hepáticos e ortopédicos. A incidência dessas doenças é cerca de duas vezes maior entre os homens obesos e quatro vezes maior entre as mulheres obesas, quando comparados à população normal, ou seja, não obesa.
A obesidade pode ser simplesmente definida como acumulo anormal e excessivo de gordura no tecido adiposo, em um grau onde se torna prejudicial à saúde. A quantidade de gordura corporal existente em um indivíduo, está ligada ao seu equilíbrio energético e que vem resultando com o passar do tempo, sendo ele determinado pelo gasto calórico e pela ingestão calórica. Quando existe um balanço energético