Obesidade
Caracteriza-se como obesidade, o acumulo de gordura corporal causado pelo consumo em excesso de gorduras presentes na alimentação que o corpo não é capaz de utilizar durante sua manutenção ou as atividades diárias. Logo a obesidade é a relação de desequilíbrio entre o consumo e a queima de calorias.
Causas da Obesidade A obesidade poder ser causada por alguns fatores básicos:
Ingestão excessiva de alimentos com alto teor calórico;
A falta de atividade física;
Fatores Genéticos;
Problemas Glandulares
Como Identificar: A obesidade pode ser identificada através do Índice de Massa Corporal. Utilizamos uma formula matemática para encontrarmos o seu valor.
IMC= PESO/ALTURA*ALTURA Depois de obtermos este resultado é recomendável que comparemos a tabela indicativa, sugerida pela Organização Mundial da Saúde, para que possa ser identificado se a pessoa esta abaixo do peso, acima ou em seu peso ideal.
Consequências da Obesidade:
As consequências da obesidade podem ser de caráter físico ou psicológico. Algumas das doenças que a obesidade traz ao nosso corpo são:
Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2;
Aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas pelo acumulo de gordura no interior das artérias;
Hipertensão arterial;
Acidente vascular cerebral;
Insuficiência renal;
Aumento dos triglicerídeos;
Aumento do colesterol;
Aumento do risco de desenvolvimento ou agravamento das varizes;
Desgaste precoce das articulações da coluna, quadris, joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso;
Aumento do risco de desenvolvimento de câncer colo-rectal e câncer da próstata no homem, e câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares, nas mulheres.
Outra consequência seríssima da obesidade são os transtornos emocionais e psicológicos, como a depressão. Aproximadamente 30% das pessoas que procuram tratamento para emagrecer apresentam depressão, diz Anete Abdo, endocrinologista do Projeto de Atendimento ao Obeso, do