Obesidade
“Sedentarismo”
Nome:
Número:
Professor:
Índice
O que é o sedentarismo? Pág. 03
Quando uma pessoa é considerada sedentária? Pág. 03
Crianças obesas e sedentárias Pág. 04
Estudo indica alta prevalência de sedentarismo em adultos e idosos no Sul e no Nordeste. Pág. 06
Consequências do sedentarismo Pág. 07
Sedentarismo mata tanto quanto cigarro, diz estudo Pág. 08
Como prevenir o sedentarismo Pág. 08 Fontes Pág. 10
Conclusão Pessoal Pág. 11
* O que é o sedentarismo?
Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
* Quando uma pessoa é considerada sedentária?
Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. Do ponto de vista da medicina, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
CRIANÇAS OBESAS E SEDENTÁRIAS
A obesidade infantil é uma doença de consequências graves que se instala em múltiplos órgãos. Excesso de gordura corpórea na infância é causa de diabetes, hipertensão, elevação dos