Obesidade e dietoterapia
Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
Obesidade: Tratamento Dietético
Autoria: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Elaboração Final: 31 de outubro de 2005 Participante: Suplicy HL
O Projeto Diretrizes, iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, tem por objetivo conciliar informações da área médica a fim de padronizar condutas que auxiliem o raciocínio e a tomada de decisão do médico. As informações contidas neste projeto devem ser submetidas à avaliação e à crítica do médico, responsável pela conduta a ser seguida, frente à realidade e ao estado clínico de cada paciente.
1
Projeto Diretrizes
Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIA: A revisão bibliográfica de artigos científicos dessa diretriz foi realizada nas seguintes bases de dados: Medline, Cochrane, SciELO e Embase. A busca de evidências partiu de cenários clínicos reais, e utilizou palavras-chaves (MeSH terms) agrupadas nas seguintes sintaxes: Obesity and Treatment and Diet. Os artigos foram selecionados após criteriosa avaliação crítica da força de evidência científica. GRAU DE RECOMENDAÇÃO E FORÇA DE EVIDÊNCIA: A. Estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência. B. Estudos experimentais ou observacionais de menor consistência. C. Relatos de casos (estudos não controlados). D. Opinião desprovida de avaliação crítica, baseada em consensos, estudos fisiológicos ou modelos animais. OBJETIVO: Oferecer orientações sobre o tratamento dietético da obesidade. CONFLITO DE INTERESSE: Nenhum conflito de interesse declarado.
2
Obesidade: Tratamento Dietético
Projeto Diretrizes
Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina
INTRODUÇÃO Apesar de não existir controvérsia sobre o fato de que um balanço energético negativo causado por uma redução na ingestão calórica resulte em diminuição da massa