Obesidade: relações com a saúde
OBESIDADE: RELAÇÕES COM A SAÚDE
A obesidade é vista atualmente como uma doença associada a outras doenças consideradas graves (SEIDELL et al., 1986).
A obesidade tem como característica o acúmulo exacerbado de gordura na região abaixo da epiderme, sendo muitas vezes associada a outras doenças, como:
A diabetes -> A Comissão de Especialistas da Organização Mundial de Saúde considerou ser a obesidade o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de DMNID (DOWSE et al, 1992: 626).Dados mostram que 64% dos homens e 74% das mulheres poderiam ter prevenido a Diabetes Melito Não-Insulino Dependente se o seu IMC tivesse sido menor que 25 kg/m2, o que descaracteriza a pessoa como obesa.
Maior incidência de problemas cardiovasculares -> Principalmente quando a gordura se acumula na região do abdômen sobre o fígado, onde corre o risco de comprometimento da via porta;
Doenças respiratórias -> devido ao diafragma estar contraído;
Câncer -> Há maiores chances das células cancerígenas se desenvolverem em pessoas com percentual elevado de gordura. Ocorre geralmente em níveis mais baixos de obesidade e na região do abdômen.
Problemas na vesícula biliar -> O excesso de gordura localizado ao redor do abdômen traz cerca de três a quatro vezes mais de riscos de pedra na vesícula em indivíduos de todas as idades quando são comparados a pessoas com IMC normal.
O processo de envelhecimento possui uma relação estreita com o nível tecidual de gordura, estabelecendo uma conexão de morbidade entre gordura, envelhecimento e distúrbios metabólicos.
Pessoas obesas possuem também:
50% mais chances de terem dislipidemias
20% mais chances de terem apneia do sono
50% mais chances de terem infarto
20% mais chances de terem insuficiência cardíaca
50% mais chances de terem incontinência urinária
55% mais chances de terem hipertensão
20% mais chances de terem doenças articulares (artrite e artrose principalmente no joelho e na coluna)
20% mais chances de terem